sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Brigadeirolândia


   Brigadeiro é o primeiro doce que lembramos quando falamos em aniversário, um doce tão simples mais que é sem dúvida a estrela de qualquer evento e preferida da criançada. Hoje em dia encontramos inúmeras formas de consumir esse doce,eles até viraram artigo de luxo vendidas em butiques de doces são aprimorados com chocolates belgas, castanha, amêndoas, pistache, avelã, rum, brigadeiro branco, preto, rosa, azul, embalados com fitas, colocados com glamour nas caixas finas decoradas para presentear, um luxo só, e continuam sendo nossos, é isso mesmo nossos, pois os brigadeiros são uma invenção dos brasileiros.
   Fomos nós brasileiros que demos formas a esse doce, a história conta que o brigadeiro foi inventado depois da segunda guerra mundial em meados do século 30 e 40 na cidade de São Paulo, por uma questão de lógica, já que as fábricas de leite condensado e chocolate em pó estavam instaladas por lá.Naquele tempo era muito difícil conseguir leite fresco e açúcar para se fazer doces. Então descobriram que a mistura de leite condensado e chocolate resultava em um docinho muito gostoso, a princípio chamado de negrinho. 

  O nome Brigadeiro veio em 1945 nas eleições para presidência do Brasil, onde o Brigadeiro Eduardo Gomes se candidatava a presidência contra Eurico Gaspar Dutra. Na campanha, ele utilizava uma propaganda engraçada, que ficou na boca do povo: “Vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro”. As mulheres que trabalhavam na campanha, vendiam os docinhos para arrecadar fundos para a campanha, para fazer alusão ao presidente batizaram o doce com o nome de Brigadeiro em sua homenagem. Mas mesmo com todo esse trabalho o candidato não conseguiu chegar a presidência, perdendo a campanha para seu rival Dutra.
  Com o tempo, o brigadeiro foi ficando cada vez melhor. Para enfeitá-lo e deixá-lo mais saboroso, foi inventado o chocolate granulado. Depois, outra receitas foram criadas a partir da original. Em outros países nosso brigadeiro é conhecido como “trufa brasileira”.
   Hoje em dia temos diversas receitas de brigadeiro . O tradicional enrolados em deliciosos "bolinhos" o prático brigadeiro de colher,que era versão feita em casa inclusive no micro-ondas para dar menos trabalho,mas esse acabou se tornando também destaque nas festas,servidos em pequenos potinhos.
   A elaboração do brigadeiro,embora simples, pressupõe o domínio de certos truques. Pode se deixar a massa cozinhar menos ou mais tempo depois de desgrudar da panela. Deixando a massa cozinhar pouco menos depois de começar a desgrudar da panela, haverá um docinho de textura macia, deixando ele mais tempo,ele ficará meio puxa-puxa e grudará nos dentes. Exste um terceiro segredo. caso seja preparado em fogo muito alto e houver um movimento não uniforme da espátula ou colher na panela,o açúcar do leite condensado caramelizará e formará pequenas bolinhas crocantes na massa. Para um brigadeiro mais suculento é melhor a adição do chocolate em pé em vez dos achocolatados.


Receita de brigadeiro
1 colher(es) (sopa) de manteiga, 2 lata(s) de leite condensado, 1 xícara(s) (chá) de chocolate granulado, 4 colher(es) (sopa) de chocolate em pó...

Bom apetite!!!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Romeu e Julieta um amor antigo na nossa mesa...

   A mais bela história de amor de todos os tempos,obra consagrada de William Shakespeare,esta também na nossa mesa bem diante dos nossos olhos,ou melhor dizendo na nossa boca, Romeu e julieta, goiabada com queijo,de onde surgiu essa sobremesa que eu especialmente amo de paixão?

  Essa iguaria Brasileiríssima surgiu da combinação de ingredientes tipicamente mineiros, essa combinação não se sabe quem começou mas, o provável é que surgiu nos fartos cafés da tarde onde a mesa era extremamente farta dando oportunidade de combina-los, a goiabada é um doce típico da comida caipira (sul do Brasil) e consumido em quase todo o mundo, foi usado pelos colonos portugueses como substituto para confeccionar a marmelada. Conservar frutas em forma de doce data aos tempos dos romanos. Como a marmelada, a goiabada é feita com consistência bastante firme,composto por goiabada,água e açúcar. A forma artesanal é normalmente apresentada em caixas de madeira e possui o formato de um tijolo.

   Acompanhada de queijo,em especial o queijo minas, forma o famoso romeu e julieta,tradicional sobremesa brasileira. A combinação de goiabada e queijo deriva de influência búlgara. O doce Romeu e julieta se tornou tão popular quanto o seguinte ditado popular "Mineiro come quieto",assim vem sendo com esse doce tão simples que vem ganhando diferentes modos de preparos apreciados na alta gastronomia,contando com algumas mudanças de queijo, porém continuando com seu sabor inconfundível.
   A goiabada cascão é hoje em minas uma fabricação de alta escala. Ela é fabricada em grande parte do Brasil. Existem também pessoas que fabricam este doce em casa e comercializam. Por ser um doce simples e de difícil acesso, ele é consumido em todas as classes sociais. Já o queijo no Brasil começou a ser produzidos por portugueses,assim que suas colônias se instalaram em terrenos mineiros; começou com uma tentativa de fazer um queijo tradicional português, mas no lugar de leite de ovelha usaram leite de vaca, dando origem ao queijo minas frescal.




  Então porque o nome Romeu e Julieta em vez de goiabada com queijo? Me fiz essa pergunta por várias vezes e tirei minhas próprias conclusões, pensem bem, um ingrediente é salgado e o outro é doce, super diferentes mas que ao combinar formam um explosão de sabor surpreendente. Assim como Romeu e Julieta que eram diferentes, e por causa dessas diferenças na família eles se aproximaram cada vez mais e os dois juntos fizeram um par perfeito. Dizem que Romeu é o queijo, por ser a parte salgada, e julieta é o doce,como toda mulher feminina. Deixando de lado a origem do doce, o fato é que a combinação ganhou nossos paladares e, por meio da doçaria mineira, se espalhou pelo País. Nos restaurantes são inúmeras versões, temos aqueles que são adeptos e não abrem mão dessa mistura e outro que ainda não são muito afim dessa experiência, que particularmente é DELICIOSA. 




quinta-feira, 16 de agosto de 2012

E assim nascem os bem casados...

     Bem casado é um doce popular em Portugal, é um doce único e o mais tradicional e famoso em festas de casamento,não se sabe ao certo a origem precisa desta iguaria,mas sabe-se que surgiu na Europa,provavelmente entre os séculos  XVII  e XX, época em que os casamentos sofreram consideradas mudanças e transformações. Com mais de 100 anos de existência,os bem casados são indispensáveis nos casamentos dos Brasileiros, ganhando cada vez mais adeptos aqui em Pernambuco.
    Sucesso garantido o bem casado é formado por duas camadas finas de pão de ló, uma massa macia, leve e de sabor neutro com um tradicional recheio cremoso de doce de leite,banhado numa camada fina de açúcar e embrulhados normalmente ao papel seda ou crepom e fitas de cetim que dá a ele uma sofisticação maior.

    Esse docinho delicado e saboroso,representa a união, cumplicidade e o respeito mútuo,como são unidas duas partes do doce isso significa que duas pessoas se tornaram-se uma só. Diz a lenda que para se ter muita sorte na união um bem casado deve ser distribuído para cada convidado, e esses convidados ao saborear o doce estará sendo abençoado com a mesma sorte e felicidade dos noivos. O bem casado é servido no final da festa de casamento para trazer paz e prosperidade aos noivos recém- casados.

   Com o passar dos anos, o tradicional bem casado vem ganhando várias formas e recheios e foi se espalhando pelo mundo. Em Portugal,essa iguaria tem uma massa um pouco mais densa e apresenta em seu meio camadas de ovos moles. Este ainda é bem presente no Rio de Janeiro,onde a influência portuguesa é bem expressiva. Já em São Paulo predomina-se com o doce de leite claro ou escuro. Outro recheio bastante comum é o de leite condensado cozido na própria lata. Aqui em Recife encontramos diversos sabores, do tradicional doce de leite, passando pelo maracujá, limão, o famoso nozes, damasco, coco, baunilha e até o delicioso brigadeiro, atendendo assim aos variados gostos dos noivos. De qualquer forma, ele é delicioso!

   Como o sinônimo de bem casado é a felicidade essa iguaria vem ganhando espaço em comemorações além dos casamentos, como por exemplo:

    •Bem Nascidos- Para maternidade e batizados.
    ( Dá boas vindas ao bebê,desejando-lhes felicidades e vida saudável,assim é também nos batizados compartilhando com padrinhos e amigos desejando a criança uma vida cristã feliz).

    •Bem Unidos- Para Bodas
   ( Para compartilhar a união feliz e o amor eterno. Assim como foram usados no casamento deve ser usado nas bodas comemorativas, para continuar a trazer sorte na união).

    •Bem Vividos- Para aniversários
  ( Para trazer felicidade e bençãos para mais anos de vida).

    •Bem Formados- Para formaturas
  ( Para desejar sucesso e felicidade na carreira).

    •Bem Jovens- Para Debutantes
  ( Para compartilhar a juventude eterna,e desejar doçura na vida da debutante)

    •Bem Sucedidos- Para eventos corporativos
  ( Para trazer felicidade e fortuna nos negócios)

    •Bem Religiosos- Para 1º comunhão
  ( Para levar sorte e felicidade na vida cristã)

    •Bem amadas- Para chá de Panela ou Lingerie
  ( Para trazer sorte e doçura na vida conjugal,junto pode vim cartões com frases românticas ou dicas para a noite,fica a critério das amigas que preparam a festa).
 
    São os mesmos doces porém com a diferença das embalagens,que podem ser personalizados acompanhando a sua festa. No casamento sugerimos 3 bem casados para cada convidado porque mais do que comer durante a festa é tradição levar os bem casados para casa e saboreá-los no dia seguinte,ou presentear alguém que não pode ir a festa.  A validade dos bem casados são de 5 dias.
    



      *Sabores da Dinda trabalha com vários sabores de Bem casados, o tradicional recheado com doce de leite, temos também com recheios de limão, nozes, babá de moça, maracujá, damasco, coco e o irresistível brigadeiro. Recomendamos que realizem as degustações e encomendas pelo menos 2 meses antes do evento, os preços variam conforme a escolha das embalagens, que podem ser personalizadas. Entregamos nas maternidades e montamos as mesas de bem casados nas festas,cobramos taxa de entrega conforme o local,verifique os valores na nossa página do face abaixo ou entre em contato.
 OBS: Detalhes como cartões com as iniciais ou nomes dos noivos,medalhinhas que podem ser presas nas fitas não serão cobrados para serem colocados, os noivos trazem e colocamos gratuitamente.
      CONFIRA NOSSOS PREÇOS E PEÇA JÁ SEU MENU DEGUSTAÇÃO
           ESTAMOS ESPERANDO SUA VISITA! 

www.facebook.com/saboresdadinda
saboresdadinda@gmail.com


  
     
     
      

    

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Curiosidades sobre os cupcakes.

     De onde surgiu? Quem criou? Qual sabor é o original? Qual o significado dessa palavra? Qual a diferença dos famosos muffins? Todas essas perguntas são frequentes,e não são respondidas com exito e para essas dúvidas temos respostas.
      Os cupcakes surgiram na Inglaterra com o nome Fairy cakes ( bolo das fadas ),lá eles ainda os chamam assim portanto se um dia for vistar o Reino unido,não se esqueça de pedir um fairy cakes e eles saberão exatamente o que esta pedindo.Não se sabe ao certo o nome do seu criador,e nem a data precisa,acredita-se que eles simplesmente foram criados por donas de casa. Esses bolinhos ingleses tinham tradicionalmente o sabor de baunilha com cobertura açucarada,presentes no famoso chá das cinco.

    O termo cupcake foi mencionado pela primeira vez no livro Seventy-Five Receipts For,Cakes,and Sweetmeats de Elizabete Leslie, 1828. Acredita-se que a origem do nome cupcake,que em português significa bolo de xícara,faça referência às medidas das receitas a ser feitas pela quantidade de xícaras (cups) de cada ingrediente,o que facilitou a vida das donas de casa.
   E foi pelos Estados Unidos que esses bolinhos ganharam fama no mundo todo, em 1996 foi aberta a primeira cupcakeria em Nova york,onde os cupcakes tornaram-se mundialmente conhecidos. Marcados em cenas dos filmes hollwoodianos como: " O diabo veste Prada","Mulheres Perfeitas" e "Sex and  the City",os cupcakes se tornou fonte de renda para culinaristas e apaixonados por gastronomia.
    Os cupcakes viraram febre e estão super na moda,versáteis e coloridos eles viraram o centro das atenções. A massa fofinha e com variados sabores e cores,nos lembra a infância e seduz aos mais exigentes paladares e esta cada dia mais ganhando espaço nas festas infantis chás de bebês e até casamentos. Em muitos casos chegam até a substituir os famosos bem casados.

       Ainda existe muita confusão quando tratamos diferenças do muffin para o cupcake, o muffin é feito geralmente com óleo,pouco açúcar e com coisinhas dentro do tipo frutas cristalizadas,gotas de chocolate entre outros é uma massa mais pesada, comparamos com o pão,super fáceis de fazer e sem cobertura. Já os cupcakes como diz o próprio nome é um bolo de xícara,quer dizer,um mini-bolo, tem a massa mais leve,é usado bastante açúcar,tem cobertura e recheio,e tem a sua preparação mais elaborada exigindo dedicação maior no preparo.
      

   

            muffin                                                                         cupcake


             No Brasil a receita foi adaptada ao nosso paladar,enquanto os bolinhos americanos são tradicionalmente coberto por cremes amanteigados,aqui no Brasil os recheios que fazem mais sucesso são os de brigadeiro e coco ,chocolate,entre outros que fazem agente se lambuzar e querer sempre mais. De acordo com uma reportagem da folha de são paulo  em 2009 o chef pâtissier lançou no Brasil  uma marca especializada em cupcakes a Le Petit Nicolas, mas não se enganem  pois os bolinhos já eram vistos por aqui porém sem muita pompa e circunstância que ele tem hoje em dia no mercado de doces. Até os anos 80 usava-se muito o creme de manteiga,tradicional nos estados unidos,mais com o tempo foi incrementando novos gostos que hoje fazem sucesso. A atriz Juliana Paes usou uma torre de cupcakes em vez do tradicional bolo no seu casamento. É UMA BOA IDEIA!




     Os cupcakes da dinda são personalizados conforme a sua escolha temos vários sabores e tamanhos,dos mais simples para um chá da tarde aos mais sofisticados e com embalagens personalizadas que podem acompanhar sua festa.
  Faça já o seu pedido!

mini cupcake  1,50 und  ( a partir de 20 unidades sai a 1,20 und)
médio  3,00 und  
grande  5,00 und   
king na caneca  8,00 und














  VEJAM MAIS FOTOS DE CUPCAKES E OUTRAS GULOSEIMAS NA NOSSA PÁGINA DO FACE,CURTA PARA FICAR SEMPRE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES,DAR SUGESTÕES E SE GOSTAR COMPARTILHE.
                                WWW.FACEBOOK.COM/SABORESDADINDA
                                                              

     
                                                           
                  
                                                                                                                                                 

    

Receitinha da semana


   Vou ensinar a fazer um bolo fofinho de cenoura, super,mega, hiper fácil,não contém manteiga nem margarina e nada de leite,ótimo para pessoas que tem tolerância a lactose. Então preparem seus matérias,liguem os seus fornos pra aquecer e vamos lá.

você vai precisar de: 1 forma pequena 20 cm
                                       liquidificador
                                      1 tigela de vidro ou plastico
                                      1 fouet
                                      1 xícara de cenoura picada (retire a casca)
                                      1 xícara de óleo (pode ser qualquer um,soja,girassol ou até de milho)
                                      4 ovos inteiros
                                      2 xícaras de açúcar branco
                                      2 xícaras de farinha de trigo com fermento
                             

Modo de preparo: •Primeiramente unte a forma com margarina e polvilhe um pouco de trigo,reserve. ligue o forno há 180º graus e deixe aquecer.
              •Bata no liquidificador,o óleo,os ovos,o açúcar e a cenoura,bata bastante para que a cenoura se dilua por completo e para que saia o gosto dos ovos. Depois de bater bem coloque essa mistura na tigela e com ajuda de uma fouet  vá acrescentando aos poucos o trigo,o segredo esta no uso do fouet que é indispensável, pois ele vai criar ar na sua massa que deixará ela fofinha,se não tiver um fouet pode ser um garfo grande ou o garfo de uma batedeira,o importante é que tenha a abertura para criar ar.
             • Coloque a massa na forma já untada e leve ao forno por mais ou menos 20 minutos ou até que a massa esteja sequinha,você pode ver espetando um palito,se ele sair seco é porque já esta bom,retire do forno,deixe esfriar,desenforme e BOM APETITE!


FOUET


                           

Todas as terças feiras postarei uma nova receitinha.
Próxima terça vamos aprender a fazer um irresistível pudim de pão, receita da vovó!
Experimente essa receita e me avisem se deu certo...
BJBJ aguardo resposta ansiosa.

Quem é a Dinda?


     Criado e administrado pela doceira Vanessa Lima,Formada em Gastronomia pela faculdade Maurício de Nassau, concluindo pós graduação em produção e gerenciamento de eventos no SENAC pernambuco.
    A empresa Sabores da Dinda esta no mercado para levar ao seu evento o melhor da culinária festeira,especializada em doces personalizados, salgadinhos e doces simples...oferece também consulta para  quem ainda não tem ideia de como realizar o seu evento.
    Ainda na cozinha de casa,mas com toda higienização e cuidados que toda cozinha empresarial deve ter para que os materiais saiam de forma adequada até a casa do cliente....                                            
    Fabricamos salgados diversos e doces que variam do mais simples aos mais sofisticados.Cupcakes personalizados e outros doces que podem ser personalizados conforme sua festa. Trabalhamos com bolos artísticos em pasta americana que também é personalizado pelo cliente...


ACREDITAMOS QUE CADA DETALHE É FUNDAMENTAL PARA UM EVENTO,SURPREENDA SEUS CONVIDADOS COM SABORES DA DINDA....


Estamos localizados no final da Rua da regeneração-Arruda nº1301-Recife/ PE
próximo ao conjunto de prédios El Dourado