sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Brigadeirolândia


   Brigadeiro é o primeiro doce que lembramos quando falamos em aniversário, um doce tão simples mais que é sem dúvida a estrela de qualquer evento e preferida da criançada. Hoje em dia encontramos inúmeras formas de consumir esse doce,eles até viraram artigo de luxo vendidas em butiques de doces são aprimorados com chocolates belgas, castanha, amêndoas, pistache, avelã, rum, brigadeiro branco, preto, rosa, azul, embalados com fitas, colocados com glamour nas caixas finas decoradas para presentear, um luxo só, e continuam sendo nossos, é isso mesmo nossos, pois os brigadeiros são uma invenção dos brasileiros.
   Fomos nós brasileiros que demos formas a esse doce, a história conta que o brigadeiro foi inventado depois da segunda guerra mundial em meados do século 30 e 40 na cidade de São Paulo, por uma questão de lógica, já que as fábricas de leite condensado e chocolate em pó estavam instaladas por lá.Naquele tempo era muito difícil conseguir leite fresco e açúcar para se fazer doces. Então descobriram que a mistura de leite condensado e chocolate resultava em um docinho muito gostoso, a princípio chamado de negrinho. 

  O nome Brigadeiro veio em 1945 nas eleições para presidência do Brasil, onde o Brigadeiro Eduardo Gomes se candidatava a presidência contra Eurico Gaspar Dutra. Na campanha, ele utilizava uma propaganda engraçada, que ficou na boca do povo: “Vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro”. As mulheres que trabalhavam na campanha, vendiam os docinhos para arrecadar fundos para a campanha, para fazer alusão ao presidente batizaram o doce com o nome de Brigadeiro em sua homenagem. Mas mesmo com todo esse trabalho o candidato não conseguiu chegar a presidência, perdendo a campanha para seu rival Dutra.
  Com o tempo, o brigadeiro foi ficando cada vez melhor. Para enfeitá-lo e deixá-lo mais saboroso, foi inventado o chocolate granulado. Depois, outra receitas foram criadas a partir da original. Em outros países nosso brigadeiro é conhecido como “trufa brasileira”.
   Hoje em dia temos diversas receitas de brigadeiro . O tradicional enrolados em deliciosos "bolinhos" o prático brigadeiro de colher,que era versão feita em casa inclusive no micro-ondas para dar menos trabalho,mas esse acabou se tornando também destaque nas festas,servidos em pequenos potinhos.
   A elaboração do brigadeiro,embora simples, pressupõe o domínio de certos truques. Pode se deixar a massa cozinhar menos ou mais tempo depois de desgrudar da panela. Deixando a massa cozinhar pouco menos depois de começar a desgrudar da panela, haverá um docinho de textura macia, deixando ele mais tempo,ele ficará meio puxa-puxa e grudará nos dentes. Exste um terceiro segredo. caso seja preparado em fogo muito alto e houver um movimento não uniforme da espátula ou colher na panela,o açúcar do leite condensado caramelizará e formará pequenas bolinhas crocantes na massa. Para um brigadeiro mais suculento é melhor a adição do chocolate em pé em vez dos achocolatados.


Receita de brigadeiro
1 colher(es) (sopa) de manteiga, 2 lata(s) de leite condensado, 1 xícara(s) (chá) de chocolate granulado, 4 colher(es) (sopa) de chocolate em pó...

Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário